15 fevereiro 2013

Os 5 Vilões do Endividamento











O cenário atual mostra como os brasileiros estão despreparados para organizar as finanças: o número de falências e o nível de inadimplência dos consumidores estão em alta. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), 48,8% das famílias da capital paulista afirmaram estar endividadas no mês de janeiro. 

Mas por que quase metade das famílias está no vermelho? Quais são os principais vilões do envididamento? Para chegar à resposta, Época NEGÓCIOS entrevistou Keyler Carvalho, professor da Fundação Instituto de Administração (FIA) e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF). Ele apontou os cinco principais pecados cometidos por quem está com a corda no pescoço e deu dicas para não cair em armadilhas. Confira.



1) Usar o cartão de crédito sem planejamento

O cartão de crédito não é um vilão do endividamento – a forma como é usado o torna um. Quando o cartão é utilizado sem planejamento e as parcelas ficam muito altas, as pessoas tendem a parcelar novamente a fatura. O problema? Os juros são muito altos. No primeiro mês do parcelamento, não se sente dificuldade para pagar a dívida, pois o valor ainda cabe dentro do seu orçamento. Nos meses seguintes, além das despesas normais, a pessoa passa a ter as prestações anteriores. 
Solução: O cartão de crédito pode ser um aliado para guardar e aplicar 20% da receita, mas não é saudável usar a facilidade de crédito para aumentar ainda mais o consumo. As faturas devem estar equilibradas na data de vencimento, para que seja possível pagá-las integralmente. 

2) Se endividar com juros

Nem todos os estabelecimentos e lojas dividem o valor no crédito sem cobrar juros. Fazer dívidas com juros, é a terceiro motivo para o endividamento. 
Solução: Dividir é permitido, desde que com responsabilidade e sem juros. A dica é tentar parcelar em até 3x sem juros para não carregar a dívida por muito tempo e mesmo assim conseguir aliviar o peso dos gastos.

3) Usar o cheque especial

A possibilidade de ficar no negativo no banco é o terceiro vilão responsável pelas dívidas. Segundo o professor, a maioria das pessoas não se preocupa com o fato de estarem no vermelho, mas os juros são elevados – geralmente, 8% ao mês. A dívida surge pela facilidade de crédito que o banco oferece.
Solução: O cheque especial deve ser zerado.

4) Desejos consumistas

Com tantas novidades no mercado, adquirir coisas que, em sua maioria, não são necessárias é cada vez mais comum. A compulsão pela compra pode ser um dos motivos do endividamento.  
Solução: A pessoa não pode se acomodar e acreditar que tudo que ela quer, deve ser comprado. Pé no chão é fundamental. 

5) Gastar mais dinheiro do que ganha

Ainda que pareça óbvio, o principal vilão do endividamento ainda é consumir mais do que se ganha.
Solução: Faça um planejamento financeiro com todas as entradas e saídas do ano. Depois de montar o orçamento, é preciso que sobre 20% de sua renda. A quantia, que deve ser aplicada, será usada quando houver alguma necessidade, evitando dívidas. Se a saídas forem maiores que as entradas, é preciso repensar os gastos.

  
Fonte: http://tinyurl.com/atsr3l5  


Um comentário: