14 fevereiro 2011

O Bom, Ruim e o Bonzinho .





Passando por um dos clássicos do escritor Max Gehringer,  decidi compartilhar aqui um texto na íntegra que fala de três "personagens" que todo mundo conheceu ou conhece principalmente no mundo corporativo.

Caso você se identifique ou lembre de alguma "pessoa" com tais características é pura  concidência...rs...rs...rs.






Em empresas, existem três tipos de funcionário. O bom, o ruim e o bonzinho.

Dia mais, dia menos, o ruim vai para fora e o bom vai para cima. Mas o bonzinho continua sempre no mesmo lugar.

Apesar de ele ser simpático e competente, de ser apreciado pela chefia, de ser estimado pelos colegas, a carreira do bonzinho não deslancha. E ele não consegue entender onde está o erro.

A questão é que o bonzinho não tem aquilo que as empresas chamam de perfil. Ele não é agressivo.

Não mostra espírito de liderança. Não faz a diferença.

Para quem tem dúvida se é bom ou bonzinho, eis as cinco características do bonzinho.

1 - O bonzinho é ouvinte. Em uma reunião, evita dar palpite. E está sempre fazendo aquele gesto de positivo com a cabeça.

2 - O bonzinho concorda com tudo. Principalmente com aquilo que que não concorda. Sempre acha que é melhor não arrumar confusão e conversar depois, com mais calma.

3 - O bonzinho não desafia ninguém. Não gosta de discórdia. Para ele, o empate é ótimo resultado.

4 - O bonzinho jamais desabafa. Mesmo quando está um arara , continua com aquela expressão de manequim de loja de shopping.

5 - O bonzinho detesta aparecer. Se surgir uma daquelas raras oportunidades de matar um dragão e virar o herói da empresa, o bonzinho prefere sentar e ficar esperando o dragão morrer de velho.

O bonzinho não faz intriga, não puxa o tapete de ninguém, e está sempre disposto a ajudar quem precisa de ajuda. Por isso mesmo, chefes e colegas preferem que ele continue onde está, contribuindo positivamente para o ambiente de trabalho.

O bonzinho está sendo vítima do egoísmo geral, e todo mundo lhe daria inteira razão se ele reclamasse.

Ele só não reclama porque é bonzinho.






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