04 fevereiro 2011

O que acontece no Egito ?



Pelo menos há 10 dias temos acompanhado através dos meios de comunicação as manifestações que  vem ocorrendo no Egito.

País mais povoado do mundo árabe com aproxidamente 80 milhões de habitantes. Mas como a maioria dos países que possuem grandes populações,  a pobreza é um dos seus problemas, já que 40% da população vive com menos de 2 dólares por dia.

O Egito  tem como capital o Cairo é governado pela "pessoa " Presidente Hosni Mubarak há 30 anos, esse ano tem uma eleição prevista para o mês de setembro e a sua indicação para sua sucessão é o seu  filho Gamal Mubarack .

Essa confusão que está acontecendo por lá , deu início na Tunísia através de uma "pessoa" chamada Basbossa.

Basbossa era um vendedor de rua, um jovem de 27 anos  que nos últimos dias de 2010 foi parado por polícias que pediram a sua licença de trabalho. Sem o documento, esse jovem viu o seu carrinho de frutas ser levado e ainda foi exigido propina pelos os policiais.

Revoltado com a corrupção foi até em casa, pegou um galão de gasolina e se dirigiu ao governo local. Botou fogo ao próprio corpo e depois de três dias morreu e a Tunísia não foi mais a mesma. A morte dele levou várias as pessoas a protestar no interior não levando muito tempo indo para o centro de Tunís. 

O que acontece no Egito e que a força jovem ( nada tem haver com torcida) e sim com jovens mobilizadores desempregados, que não conseguem se aproximar dos padrões de consumo mostrados nas emissoras de televisão a cabo e via satélite.  Para esses jovens a democracia levaria a governos menos submissos aos Estados Unidos.

Além de desemprego, jovens lutam por liberdade e contra uma ditadura corrupta. De um presidente que está por lá por 30 anos, já que foi eleito presidente pela primeira vez em 1981.

Hoje o Egito representado pelas sujeiras das ruas e das favelas, os esgotos a céus aberto,  corrupção de todos os funcionários do Estado, as prisões sobrecarregadas e as eleições ridículas vem arrastando os egípcios para as ruas das cidades levando ao caos que estamos acompanhado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário